Catarse

Toda a alma é imortal, porque aquilo que se move a si mesmo é imortal.

A palavra ‘segredo’

John F. Kennedy num discurso à nação pouco tempo antes de ser assassinado:

Senhores e senhoras,
“A palavra ‘segredo’ é repugnante numa sociedade livre e aberta, e nós opomo-nos estóica e historicamente às sociedades secretas, juramentos e procedimentos secretos.
Opor-nos-emos em qualquer parte do mundo a conspirações monolíticas e rudes, que sigilosamente vão expandindo as suas esferas de influência, em infiltração em vez de invasão, em subversão em vez de eleição, em intimidação em vez de liberdade de escolha.
É um sistema que tem aprisionado pessoas e coisas. As teias bem construídas. Uma máquina super eficiente que combina militares, diplomacia, inteligência, economia, ciência e operações políticas.
As suas tarefas são escondidas, não publicadas. Os erros são enterrados, e não divulgados. Os desacordos são silenciados, não orientados. Nenhuma despesa é questionada, nenhum segredo é revelado.
Essa foi a razão pela qual o legislador Gregon Sólon considerou CRIME a qualquer cidadão que se acobarde perante uma discussão.
Estou pedindo ajuda numa tremenda tarefa e a alertar o povo americano. Crente que, com a sua ajuda, as pessoas serão aquilo que nasceram para ser: Livres e independentes.